Sua empresa está preparada para a NF-e?

 

O que é Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?


A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, tendo como objetivo principal documentar, para fins fiscais, operações comerciais ou de serviços. Sua validade é garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepção, pelo Fisco, do arquivo eletrônico.

 

A empresa emitindo a NF-e irá gerar esse arquivo composto por todas as informações fiscais da operação comercial, o qual receberá uma digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria da empresa emissora. O arquivo será transmitido à Secretaria da Fazenda de jurisdição da empresa emissora, via internet, para uma pré-validação do arquivo e retornando com um protocolo de recebimento, sem o qual não poderá haver a circulação da mercadoria.

 

A Receita Federal também receberá uma transmissão, que será armazenada todas as NF-e emitidas em todo o país disponibilizando consulta pela Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados, que detenham a chave de acesso do documento eletrônico.

 

Para acompanhar o trânsito da mercadoria será impressa a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum, em única via, que conterá impressa, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras bi-dimensional que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelas unidades fiscais.

 

O contribuinte destinatário, não emissor de NF-e, poderá escriturar os dados contidos no DANFE para a escrituração da NF-e, sendo que sua validade ficará vinculada à efetiva existência da NF-e nos arquivos das administrações tributárias envolvidas no processo, comprovada por meio da emissão da Autorização de Uso. O contribuinte emitente da NF-e, realizará a escrituração a partir das NF-e emitidas e recebidas.

 

O que é um arquivo XML?

 

O XML é um formato de arquivo para a criação de documentos. Sua principal finalidade é a possibilidade de compartilhamento de informações através da Internet. Na Nota Fiscal Eletrônica, o XML é o arquivo que possui todas as informações fiscais, no qual substitui o papel, e deve ser armazenado da mesma forma.

 

Se você ainda não possui sistema para Nota Fiscal Eletrônica, entre em contato e agende uma visita para conhecer nossa solução, e assim, deixar sua empresa preparada!

 

Conheça algumas vantagens da NF-e com a Aldus Sistemas:

- Emissão prática e simples de fazer;

- Gerenciamento de todas as notas emitidas;

- Envio automático de DANFE e de XML ao destinatário;

 

Entre em contato para saber mais.

 

Contate-nos pelos fones: (48) 3533-3899 e 8411-0717.

 

O que é Certificado Digital?

O que é Carta de Correção Eletrônica (CC-e)?

Quais são as vantagens da NF-e?

NF-e

Aldus Sistemas

Av. Nereu Ramos, 1375, Sala 101, 1° Andar. Bairro Centro - Sombrio / SC
(48) 3533-3899 ou (48) 98411-0717.