O fechamento do caixa deve ser realizado diariamente pelas empresas, pois muitas informações importantes são geradas em uma venda.
Os benefícios dessa prática são inúmeros. É possível saber o nível do estoque, gerar histórico de venda de determinado produto ou para determinado cliente, identificar a habilidade individual de cada vendedor, entre outros itens. Confira!
Quando o estoque está correto conseguimos:
- Ter certeza no momento de oferecê-lo ao cliente;
- Comprar somente o necessário, gerando assim um fluxo de caixa saudável;
- Evitar desvios de estoque;
Quando temos o histórico de vendas é possível:
- Saber quais produtos tem maior representatividade nas vendas da empresa;
- Quais produtos não estão movimentando;
Quando temos o histórico de vendas do produto e do cliente:
- Podemos oferecer os produtos que não estão girando para os clientes que já o compraram;
- Em uma visita ao cliente podemos lembrar o cliente dos itens comprados, sugerindo recompra;
- Ter certeza do último valor pago pelo cliente em determinado produto;
- Confirmar a data em que o cliente comprou, para fornecer a garantia adequada;
Quando lançamos as vendas temos o controle de contas a receber:
- Podemos monitorar o valor a receber por cliente, por período;
- Podemos realizar a cobrança e lançar notificações que fizemos;
Quando temos exatamente o que o vendedor vendeu:
- Qual vendedor traz mais lucratividade para o negócio;
- Analisar o desempenho de venda entre os vendedores;
Fonte: Exame e E-commerce
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